sábado, 23 de abril de 2016

23 de abril Dia de Sigurd o Caçador de Dragões



De acordo com Bierlein (2003), o mito é o padrão de crenças de uma sociedade que dá significado a vida, um ingrediente essencial dos códigos de conduta moral. Os variados mitos apresentam uma série de lições morais, independente da cultura, e um tipo de mito que chama muita atenção é o mito do herói. Bierlein (2003) afirma que a alegoria do mito dos heróis, apresenta as dificuldades que todos os homens devem encarar, e por fim, superar. Como exemplo deste tipo de mito, do qual se pode fazer correspondência com inúmeros outros, como o Hércules grego e o Quetzalcoatl mexicano, será utilizada a lenda de Sigurd ou Siegfried, famoso pela tetralogia do Anel dos nibelungos de Richard Wagner.
Como todo mito, este tem várias versões, pois é baseado em várias fontes, como o Volsungasaga nórdico, que Siegfried é Sigurd, assim como o épico Niebelungenlied. Bierlein (2003) conta que o tratamento da história deriva de escritores alemães como Karl Goedeke (1814-1887) e poetas como Johann Ludwig Uhland (1787-1862), e claro, não se pode deixar de citar a célebre opera de Wagner, escrita pelo próprio.
Ainda Bierlein (2003), conta que Siegfried significa “Vitória-paz”, e que era filho de Siegmund, “vitória-boca” e sua esposa, Sieglinde, vitória-Tília. Siegmund era o grande campeão dos nibelungos e seu rei, Alberich. Campbell relata que as histórias e caracteres que são matéria central da lenda nórdica derivam da tradição germânica, mas é na literatura escandinava medieval que estão conservadas, e Richard Wagner (1813-1883) recorreu a estes para compor a ópera que conta a narrativa de Siegmund e seu filho Siegfried ,já contada em vários poemas da Edda poética e da Edda em prosa ,esta ultima, resumida por Sonorri Sturluson. O relato mais acessível aos leitores modernos é do século XIII, a saga do rei Volsung e seus descendentes.
A Eda, de acordo com Bulfinch(2006), são as narrativas contidas em duas coleções da mitologia nórdica, cujo a mais antiga data de 1056 e a mais moderna, em prosa, de 1640. Sigurd (Siegfried) foi criado pelo ferreiro Regin (Mime), na narrativa de Wagner, um anão, raça esta que nos mitos é demonstrada como excelentes ferreiros e forjadores, responsáveis pela corrente que prende o lobo Fenrir, filho do deus da trapaça Loki, até o Ragnarok. Na lenda esta corrente maravilhosa que prende o poderoso lobo que arrebentou todas as outras era composta de vários elementos inusitados, como o ruído do andar de um gato, a barba das mulheres, as raízes das pedras, a respiração dos peixes, os nervos dos ursos e o cuspe das aves. Esta corrente de nome Gleipnir, Bulfinch, atribui não aos anões, mas aos espíritos das montanhas.
Regin fez Sigurd ser alguém descontente com a vida e motivou o rapaz para um novo destino em sua vidana busca pelo tesouro do dragão Fafnir. Na verdade, Fafnir fora irmão de Regin, transformado em dragão pela ganância que o motivava a proteger seu grande tesouro. Regin então tentou de várias formas produzir uma espada para Sigurd que fosse capaz de matar o dragão, que se demonstraram inúteis nas poderosas mãos do jovem, pois todas se despedaçavam.Até o dia que Odin (em germânico Wotan) perambulando como mendigo para ocultar sua verdadeira identidade, revelou a Mime que a espada que mataria o dragão Fafnir deveria ser forjada pelo herói destinado a fazê-lo. Que só poderia ser um Walsung (do mundo), o maior e o mais amado pelos deuses, e como Odin não mentiu em nenhuma das questões de Mime, revelou que este era Sigurd, filho de Siegmund e Sieglinde.Siegmund o maior guerreiro do rei Alberich, rei que possuía o poderoso anel dos nibelungos (anões), que de acordo com Bierlein(2003), tinha o poder de vencer Odin e de transformar os homens em criaturas gananciosas e desejosas por poder e pelo anel.
Odin venceu Siegmund em batalha e quebrou sua espada em pedaços, sua mulher Sieglinde, grávida de Sigurd, foi salva pela Valquíria Brunhilde (em nórdico Brynhild), e dada aos cuidados de Mime. A Valquíria foi punida com um sono eterno, até que um herói a libertasse, mas para impedir qualquer Walsung de chegar até ela, Odin pediu a Loki(também deus do fogo) para criar um círculo de fogo eterno que impedisse a passagem de qualquer um. A espada que foi quebrada por Odin, chamada de Notung, foi reconstruída pelas mãos de Sigurd sob a tutela de Mime. Mime queria o anel por se considerar herdeiro, assim como o vasto tesouro que Fafnir guardava. Mime (Regin), acompanhou Sigurd até o terreno onde se escondia o dragão, eles se esconderam em um buraco próximo ao bebedouro de Fafnir, e quando o dragão viesse beber água, Sigurd deveria apunhalar seu coração.E foi o que Sigurd fez, e ao fazê-lo proclamou-se dono do tesouro.
Mime pediu para que Sigurd assasse e lhe desse o coração do dragão, e atendendo ao pedido, Sigurd o fez, mas no momento em que assava o coração, escaldou o dedo ali para saber se estava realmente assado e levou a boca seu dedo imediatamente, bebendo assim uma gota do sangue do dragão, Capbell revela que assim Sigurd aprendeu a língua dos pássaros e eles lhe contaram que Mime planejava matá-lo dormindo para se apoderar do tesouro e do anel.As aves então sugeriram que ele decapitasse o ferreiro.
Sigurd arrancou a cabeça de Mime, seguindo o conselho das aves, devorou o coração de Fafnir e montado em seu cavalo, Grani, filho do fabuloso Slepnir, o cavalo de oito patas de Odin que é filho de Loki, transportou o tesouro junto ao anel que o tornava senhor do universo e maldito, fadado ao desastre. Como já dito, existem várias versões desta lenda, Bierlein (2003) conta que Sigfried (Sigurd), encravou a espada em Fafnir em que ele rumou destemido até o dragão e o sangue da criatura escorreu pela espada até seus braços e sua mão, e ele levou o sangue até sua boca, foi onde os pássaros contaram sobre Mime e a localização do tesouro.
A maldição do anel foi imposta, de acordo com Bierlein, pelo rei Alberich, o rei de Siegmund, que quem possuísse o anel morreria por traição de outrem, Siegfried selou assim seu destino. Campbell conta que Sigurd chegou até o castelo de um rei, onde conheceu Brunhilde e de imediato se apaixonou por ela, trocaram anéis e juraram fidelidade. Bierlein (2003) ,revela que Siegfried na verdade foi informado pelos pássaros sobre a tarefa que ele teria que realizar depois de assassinar Fafnir, para que ele pudesse cumprir seu destino.
Esta tarefa era salvar a Valquíria que tinha posta para dormir por seu pai Odin, já que esta desobedeceu a suas ordens ao auxiliar o campeão dos nibelungos, salvando sua mulher grávida, que havia implorado o auxilio da Valquíria. Odin sabia que de Sieglinde nasceria o herói que poderia até mesmo derrotá-lo. Ele havia feito o anel para nas mãos do dragão para que não caísse nas mãos deste herói.
Brunhilde foi desperta pelo único herói walsung capaz de fazê-lo. Com um beijo, Brunhilde acordara para tornar-se mulher de Siegfried.Assim, o herói possuía o anel que o tornava senhor do universo, mas que era fadado a ser traído por sua posse, e havia desafiado Odin ao resgatar Brunhilde.Odin, ainda tentou dissuadir Siegfried de realizar tal feito, novamente vestido de mendigo, contudo, não enfrentou o herói pois sabia que este, estando de posse do anel poderia vencê-lo. Estando com Siegfried, Bunhilde tornou-se mortal.
Campbell conta que Sigurd, ficou com Brunhilde por um tempo, e depois partiu para novas aventuras e acabou chegando com seu tesouro na corte do rei Giurk (Gunther), que tinha três filhos,Gunnar, Hogni e Guttorn, e uma filha Gudrun. A grande impressão causada por Sigurd fez com que a mãe ,Cremilda (Griemhild), quisesse o herói unido a sua família, por casamento com Gudrun (Gutrune). Cremilda era uma feiticeira e fez Sigurd tomar uma poção que o fez esquecer-se de Brunhilde, e assim o herói casou-se com a filha de Giurk e fez um juramento de sangue com os irmãos de sua mulher. Gunnar por sua vez, se dispôs a desposar Brunhilde, e sua mãe fez com que parece-se que Sigurd se parece-se com Gunnar,para que o herói trouxe-se Brunhilde sem que esta soubesse que aquele era seu amado, pois só Sigurd conseguia passar pela barreira de fogo criada por Loki, e assim foi até a ex- Valquíria,e ao trazer Brunhilde, Campbell conta que ela dormiu com Sigurd vestindo o aspecto de Gunnar, mas que para preservar sua castidade colocou sua espada entre eles.Brunhilda havia ficado com o anel dos nibelungos como símbolo de amor, e esta o deu a
Sigurd sob aspecto de Gunnar, que entregou a Gudrun. Assim a ex- Valquíria casou-se com Gunnar.
Certa vez, Gudrun e Brunhilda disputavam quem tinha o melhor marido, pois Brunhilda acreditava profundamente agora que o novo herói, Gunnar havia lhe resgatado da muralha de chamas que cercava o castelo onde dormia por imposição de Odin,e vangloriou-se do feito de Gunnar.Foi onde, Gudrun revelou a farsa.Quem havia levado Brunhilda até o castelo onde ela se casou, foi Sigurd, sob aspecto de Gunnar, devido a mágica de Cremilda, e demonstrou isso revelando o anel que antes pertencia a ela, dado por Sigurd, e que ela devolveu quando achava que o herói era Gunnar. Brunhilda enfurecida jurou vingança.
Disse a Gunnar que sabia de tudo, que fora Sigurd que a conquistara e não ele, e disse que quando Sigurd foi resgatá-la que se deitaram juntos, e não mencionou a espada que os separava posta pelo herói para preservar a castidade da ex- Valquíria.Incitou assim, Gunnar a assassinar Sigurd.O pacto de sangue feito entre Sigurd e os irmãos Gunnar e Hogni não se aplicava ao irmão mais novo,Guttorm, então os irmãos se reuniram em uma conspiração contra Sigurd, afim de honrar Gunnar e se apoderar do tesouro de Fafnir. Assim Guttorm aceitou assassinar Sigurd.Guttorm tentou por duas vezes assassinar Sigurd, mas foi vencido pelo olhar do herói.Por fim na terceira tentativa, cravou sua espada no peito de Sigurd enquanto este dormia, porém ainda assim, sob espasmos, Sigurd partiu em dois Guttorm.Gudrun acordou ensopada de sangue.Brunhilda então entrou no quarto e ao ver a cena, riu.
Brunhilda zombou dos irmãos, de como eram covardes e não chegavam aos pés de Sigurd como guerreiros, e enfim contou a Gunnar sobre a espada que Sigurd colocou entre eles para que fosse preservada sua castidade. Então, apunhalou-se com um punhal, não sem antes alertar a seus criados que deviam queimar seu corpo na mesma pira de Sigurd e lhe dar todas as suas riquezas. O tesouro e o anel ficaram nas mãos de Gunnar e Hogni, e estavam fadados a trair um ao outro por isso.
Na versão contada por Bierlein (2003), Brunhilde depois de disseminar a discórdia, e fazer que Gunther(Gunnar) pedisse a seu irmão, Hagen (Guttorm) matasse Siegfried, fica com a certeza de que o herói nunca viveria com outra mulher e algo havia sido feito para que ele a esquecesse .Ela havia realizado a maldição de Alberich, então ela se lança na pira funerária de Siegfried para unir-se a ele por toda a eternidade, e as chamas chegaram até o salão de Odin, o Valhala. O relato do conto de Siegfried leva em considerações diversas narrativas e tenta se aproximar mais da história da ópera de Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...